Compensa investir em ouro?

Compensa investir em ouro?


O ouro voltou a chamar a atenção dos investidores devido à turbulência vivida nas bolsas, já que este encarado com um bom refúgio no caso de uma grave crise mundial e do colapso do sistema financeiro. 


No entanto, esta vantagem só se aplica ao metal em termos físicos, já que, no que toca ao investimento em produtos financeiros associados ao ouro (fundos, ETF, entre outros), é preciso ter em conta que a cotação desta matéria-prima é extremamente difícil de prever.

Há ainda outras desvantagens e que estão associadas ao seu potencial de valorização e à especulação do mercado. E, ao contrário do que possa pensar, quando decidir vender as barras nada garante que ganhe dinheiro. Por exemplo, quem comprou ouro em 2011 ou 2012 e tentar vender agora, apenas recuperará pouco mais de metade do valor aplicado. Se considerarmos as comissões e as margens praticadas pelos bancos a perda será ainda mais agravada. É muito provável que, mesmo num período de subida da cotação internacional do ouro, não consiga um melhor preço pelas barras dado o diferencial que existe entre o valor da venda e da compra.

E quer saber o que tem de fazer se optar pela entrega do IRS em papel? Amanhã respondo.