Melhor Ator
Bryan Cranston (Trumbo), Matt Damon (Perdido em Marte), Leonardo DiCaprio (O Renascido), Michael Fassbender (Steve Jobs) e Eddie Redmayne (A Rapariga Dinamarqesa)
Já tudo se disse sobre a eventual vitória de Leonardo DiCaprio. O mundo quer a vitória do seu querido Leo. O problema é que Eddie Redmayne é o novo menino-prodígio de Hollywood, e as pessoas adoram quando um homem faz de mulher, sobretudo porque usar sutiã não é fácil. Se vai apostar em DiCaprio não puxe muito alto, proponha um refresco num quiosque do Príncipe Real, que é coisa para não lhe ficar cara. Se alguém apostar em Bryan Cranston é porque tomou metanfetaminas, não o deixe escapar.
Melhor Atriz
Cate Blanchett (Carol), Brie Larson (Quarto), Jennifer Lawrence (Joy), Charlotte Rampling (45 anos) e Saoirse Ronan (Brooklyn)
Fazemos o seguinte, caro leitor: se Jennifer Lawrence voltar a vencer este ano, nós pagamos uma rodada de tremoços. Cabe-lhe a si decidir se quer pensar que, desta vez, a Academia vai ser justa e dar o prémio a Brie Larson. Não convém é apostar o seu próprio “Quarto” com alguém, porque Cate Blanchett também está na corrida. Diríamos para apostar um doublecheese burguer em Larson; se alguém quiser puxar um Big Tasty por Blanchett ou Lawrence, pense duas vezes. É que o molho é incrível.
Melhor Ator Secundário
Christian Bale (A queda de Wall Street), Tom Hardy (O Renascido), Mark Ruffalo (Spotlight), Mark Rylance (Bridge of Spies) e Sylvester Stallone (Creed)
Mais uma categoria a pedir bisturi. Em teoria, Stallone parte como favorito, por isso sugerimos que se agarre a este com unhas e dentes. _E seja ameaçador, proponha um combate de boxe em que o perdedor da aposta só pode combater com um braço. Bale e Ruffalo são outros dois candidatos a ter em conta, por isso cuidado com as tentativas abruptas de lhe quererem sacar o vinil do Variações. _A coleção é que paga.
Melhor Atriz Secundária
Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados), Rooney Mara (Carol), Rachel Mcadams (Spotlight), Alicia Vikander (A Rapariga Dinamarquesa) e Kate Winslet (Steve Jobs)
Quando Kate Winslet venceu o Globo de Ouro, o mundo congelou de espanto, espécie de iceberg em que ninguém contava bater. Coisa que provavelmente não se vai repetir, portanto aposte o iPhone 4 de 8GB que o seu pai lhe deu no Natal de 2007 em que não vai ganhar. Rooney Mara pode sair daqui com a estatueta, daí que apostar uma entrada no Lux também pode resultar. Cuidado é com McAdams: o jornalismo é exótico para qualquer pessoa que nunca trabalhou numa redação.
Melhor Filme
A Queda de Wall Street, Brooklyn, Mad Max: Estrada da Fúria, Perdido em Marte, O Renascido, Quarto, O Caso Spotlight
As fichas todas em “O Renascido”, que é igual a dizer um jantar no Tavares ou uma noite no Sheraton. Ou isso ou uma semana de férias com a sua cara-metade nos Barbados – sem Rihanna, ok? Se “O Caso Spotlight” ganhar, não nos venha cobrar. Não ganhamos 8 mil euros limpos ao mês.
Melhor Realizador
Adam Mckay (A Queda de Wall Street), George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria), Alejandro G. Inãrritu (O Renascido), Lenny Abrahamson (Quarto) e Tom McCarthy (O Caso Spotlight)
Iñárritu prepara-se para bisar. Depois de “Birdman”, o realizador mexicano tem sido indicado por todas as casas de apostas como grande favorito para esta categoria. Aposte forte, ou seja, não ir a casa dos sogros nos próximos três fins de semana, coisa muito mais valiosa que um Lamborghini ou um apartamento na Trump Tower. George Miller talvez seja a sua única preocupação, mas ainda assim não o deve fazer recuar na aposta feita. Lenny Abrahamson podia ser outro candidato, mas “Quarto” é demasiado indie para isso.
Melhor Filme Estrangeiro
Embrace of the Serpent, Mustang, O Filho de Saul, Theeb, A War
Embora a temática refugiados e Estado Islâmico esteja na berra, há outros assuntos que são intemporais: como Auschwitz de “O Filho de Saul”. O filme húngaro pode bem sair vencedor, mas esta é uma categoria sempre difícil de antever. O melhor é apostar um lince-ibérico, se conseguir encontrar algum.
Melhor Argumento Original
Bridge of Spies, Ex Machina, Inside Out, O Caso Spotlight, Straight Outta Compton
“O Caso Spotlight” está nomeado, portanto pode bem dar-se o caso de ganhar. Mas não dê isto como certo ao ponto de apostar fazer o jantar todos os dias durante os próximos dois meses, sem nunca repetir um prato por semana. “Ex Machina” pode ser uma surpresa… já “Straight Outta Compton” é difícil. É uma história sobre um dos maiores grupos de rap da história, logo não tem hipótese.