Dono das clínicas Vital Dent preso

Dono das clínicas Vital Dent preso


A polícia espanhola deteve ontem o dono da cadeia de clínicas dentárias Vital Dent, assim como outros 12 altos cargos do grupo, por suspeita de fraude, branqueamento de capitais e evasão fiscal.


As detenções foram feitas em vários locais da Comunidade de Madrid pela unidade da Polícia Nacional espanhola especializada em crime económico e fiscal. Entre os detidos conta-se o uruguaio Ernesto Colman, fundador e dono do grupo, assim como o responsável de operações em Itália.

“Os detidos formavam parte de um grupo organizado, criado dentro da estrutura empresarial, para evitar pagar impostos. Para fugir às obrigações fiscais, o máximo responsável da empresa depositava as receitas das [clínicas] franqueadas em entidades bancárias da Suíça ou do Luxemburgo”, adiantou a polícia num comunicado.

A Vital Dent é uma empresa espanhola que conta com uma rede de mais de 350 clínicas em Espanha e Portugal.

Em fevereiro de 2012, a Ordem dos Médicos Dentistas de Portugal anunciou que iria processar as clínicas Vital Dent por publicitarem uma especialidade (implantologia) que “não existe” e atenderem os utentes com um comercial, sem qualquer formação clínica.