Benjamin Millepied. Vencido pelo peso da burocracia

Benjamin Millepied. Vencido pelo peso da burocracia


Há um ano assumiu o cargo de diretor da Paris Opera Ballet com o objetivo de renovar aquela que é uma das maiores companhias de dança do mundo. Na quinta-feira apresentou a sua demissão


Em 2014, chegou à Paris Opera Ballet com um espírito fresco e desempoeirado, e a força de quem parecia querer deitar por terra as burocracias associadas a uma estrutura com o peso daquela que é considerada uma das maiores e mais antigas companhias de dança do mundo. Mas menos de um ano depois, o coreógrafo Benjamin Millepied anunciou que se demitia do cargo de diretor de ballet, única e exclusivamente, disse, “por razões pessoais”, para se poder dedicar a “100% à expressão artística e criativa”. “Senti-me muito honrado mas o que é importante para mim é criar, é deixar-me inspirar pelos bailarinos, e hoje em dia, este cargo, tal como é, não é feito para mim”, disse, ainda, na conferência de imprensa no Palácio Garnier onde comunicou a sua decisão.

Já tinha ficado claro que algo não ia bem no reino do ballet de Paris quando, na semana passada, o coreógrafo de 38 anos apareceu num documentário do Canal+ a criticar a estrutura hierárquica da companhia. Mas o facto de Millepied ter apresentado a sua decisão na véspera da estreia mundial da sua última criação, “The Night Ends”, desenvolvida para a Paris Opera Ballet, apanhou tudo e todos de surpresa. Mais, a apresentação da programação para a nova temporada deveria acontecer já na próxima semana.

Durante a conferência de imprensa, Millepied procurou desdramatizar o timing para a sua decisão, demonstrando que a sua saída nada teve a ver com incompatibilidades com a estrutura. “Os laços que me ligam a esta magnífica instituição fazem com que vá estar sempre a seu lado”.

A verdade é que, no último ano, desde que assumiu o cargo, Millepied foi responsável pelo que os críticos consideram um recuperar de algum charme para a companhia, em muito associado com a presença regular da sua mulher, a atriz Natalie Portman – que conheceu durante as gravações do filme “Cisne Negro”, no qual trabalhou como coreógrafo -, nas estreias a ajudar na angariação de fundos. Mas nem isso parece ter apaziguado a sua relação com a pesada instituição que, nunca escondeu, considerava viver presa no passado.

Apesar de ainda quinta-feira ter apresentado a sua demissão, já foi divulgado o substituto de Benjamin Millepied. Aliás, a substituta. O cargo de diretora de ballet passa agora a ser ocupado pela ex-bailarina Aurélie Dupont, que desde os 11 anos dança nesta estrutura e estará, portanto, bem mais habituada a lidar com a sua burocracia. Mas que não deixou de elogiar o antecessor: “Ele trouxe muitos coreógrafos contemporâneos e muitas novas experiências. Prometo que farei o meu melhor. Quero poder proporcionar aos bailarinos desta casa, que amo, bailados onde possam brilhar”.