A plataforma está disponível no Portal do Serviço Nacional de Saúde (o mesmo em que pode consultar os tempos de espera nas urgências dos hospitais do SNS no continente). Basta clicar na área “Saúde em Tempo Real”, e aceder a este instrumento online que mostra semanalmente a atividade gripal aos utilizadores.
Boa notícia: a atividade gripal desta semana era considerada baixa. Má notícia: a tendência é, segundo o INSA, que a mesma cresça na próxima semana.
Estes dados são estimados pela Rede Médicos de Sentinela, tendo em “conta o número de casos”. Estes dados são retirados do “número de consultas por síndrome gripal nos cuidados de saúde primários por semana”.
Pode não ser um remédio, mas saber a atividade do vírus da gripe pode influenciar as pessoas a ter precauções mais específicas quando os níveis do vírus da gripe estão em altas. Por exemplo, evitar locais com muita gente como centros comerciais, comer alimentos ricos em vitamina C e ter cuidados acrescidos a lavar as mãos são dicas que podem ajudar. Além disso, usar roupa adequada à temperatura também é importante, pelo que a ferramenta disponibiliza “uma área onde é apresentada uma perspetiva rápida da média semanal das temperaturas máximas e mínimas observadas em Portugal continental”.
Para a Direção Geral da Saúde, os serviços deste portal “têm como objetivo aproximar o cidadão, o profissional de saúde e as instituições do SNS”.
Outros indicadores Nem só de “gripes” e de tempos de espera vive o novo portal da Saúde. Para além destes serviços, os utentes podem consultar, na área “Geo-Saúde”, todos os tipos de indicadores de saúde em forma de mapa, clicando sobre a área do país que lhes interessa. Esta consulta poderá ser útil não apenas aos utentes, mas a investigadores e até a ajudar os decisores na hora de escolher prioridades.
Ainda em fase de expansão está a última funcionalidade do portal, o “DashBoard” da saúde. O objetivo desta ferramenta – que as entidades competentes preveem que seja regularmente atualizada –, é “monitorizar mensalmente o estado da saúde da população portuguesa”. A saúde à distância de um clique.