Série A. Este campeonato é uma confusione

Série A. Este campeonato é uma confusione


Retni. Este pode ser o nome numa cédula qualquer de uma criança nascida agora em Itália. Se formos ver foi o que fez um casal na Austrália. Clare Smith, de New South Wales, contou que o marido propôs Lanesra para nome do filho e assim ficou – só descobriu dois anos mais tarde o que…


Podíamos escrever este texto todo ao contrário, ou para ser lido no espelho ou com tinta invisível, mas não vamos a isso. Icardi (ou Idraci?) é, também ele, o homem do momento da equipa. Marcou o único golo do Inter com o Empoli (0-1) e foi fundamental – o argentino leva oito golos mas… está a oito de outro argentino, Higuaín (leva 16 e é o melhor marcador em Itália).

Depois de dois tropeções nas últimas jornadas, com Nápoles (2-1) e Lazio (2-1), foi o voltar à boa forma. Mas isto da forma não quer dizer muito, lá em cima está uma confusão.

Poucas horas depois de a Fiorentina, treinada por Paulo Sousa, se ter sentado um bocadinho no trono de líder, graças à vitória 3-1 em casa do Palermo.

Isto é, no topo está muito barulho. Logo atrás do Inter, mesmo-mesmo a um ponto, estão duas equipas Nápoles e Fiorentina. E três abaixo aparece a Juventus, essa sim, numa forma incrível. Ah não está?

Depois da derrota no final de outubro com o Sassuolo (1-0), nunca mais a Juve perdeu um pontinho. Foi tudo a eito: Torino, Empoli, Milan, Palermo, Lazio, Fiorentina e Carpi. Ninguém escapou, nem os da frente. Cuidado, respeitem a Velha Senhora (sim é mesmo a alcunha da Juventus) e, como se vê, não é por acaso. E aqui não há nome ao contrário.

A Roma é que empatou senão estava juntinha à Juventus. Esteve a ganhar 0-2, mas ficou nos 3-3 com o Chievo. Isto quer dizer que falta muito campeonato? Para a Juventus parece um passeio…

Em Espanha não há cá passeios. E foi dia de Taça, aquela competição que o Real Madrid foi eliminado por ter utilizado um jogador que não podia (Cheryshev, lembra-se?). Este é que nem escrito ao contrário. A primeira mão dos oitavos-de-final trouxe a vingança do Barça sobre o Espanyol, que tinha tirado 2 pontos no campeonato. Venceu 4-1 na primeira mão. O Athletic bateu o Villarreal (3-2); Mirandes e Depor empataram 1-1; Valência goleou o Granada com 3 golos de Negredo (4-0) e o Bétis falhou em casa no dérbi que nunca pode perder – com o Sevilha 0-2. E não há nomes que os safem.

Como com o campeão olímpico Mo Fara, que confessou também queria que Arsenal fosse o nome do meio do seu quarto filho. Mas a mulher não deixou.

fel@ionline.pt