Os amantes de futebol, que não os fanáticos, tinham uma despesa suplementar para ver os jogos dos campeonatos de que mais gostam. Se num passado não muito distante 26 euros chegavam para ver os campeonatos português, inglês, espanhol, italiano e francês, desde que o Benfica adquiriu para o seu canal os direitos de transmissão dos jogos da equipa em casa e de três das principais ligas europeias – inglesa, francesa e italiana – tudo ficou mais caro. Muitos dos assinantes da Sport TV queixavam-se que era uma vigarice despender o mesmo que se pagava antes de os tais campeonatos passarem para o canal benfiquista, e muitos decidiram mesmo cancelar o seu contrato com o canal de Joaquim Oliveira e da NOS.
Esta semana ficou a saber-se que para o ano tudo mudará outra vez. Em princípio, os jogos do Benfica na Luz e da liga inglesa voltarão a brilhar na Sport TV, deixando a estação encarnada sem grandes motivos de interesse. Os adeptos fanáticos que se recusavam a ser assinantes do Benfica terão a oportunidade de voltar a ver os jogos verdadeiramente interessantes, como os da liga inglesa. Quem ganha com a concentração são aqueles largos milhares que eram assinantes dos dois canais.
Toda esta troca deve-se ao contrato assinado entre a NOS e o Benfica, que levará para os cofres da Luz 400 milhões de euros nos próximos dez anos, revolucionando por completo o panorama português que, ainda assim, fica a anos-luz do que se passa em Espanha ou Inglaterra. A nossa realidade nada tem a ver com a desses países, mas dá para perceber que o Benfica é a equipa que mais adeptos movimenta. Se assim não fosse, a NOS nunca se teria antecipado à concorrência e jamais faria a oferta milionária. Afinal, ninguém corre atrás de um perdedor.
Mas muito mais vai mudar no panorama televisivo português, já que a Altice, que tem a MEO e a PT, quer poupar no que gasta com os canais generalistas e estes vão ter de começar a mudar de vida, já que o dinheiro que recebiam vai escassear. A vida dá mesmo muitas voltas…