O Banco Santander Totta foi eleito “Escolha do Consumidor 2016”, na categoria de grandes bancos, conquistando assim pela segunda vez consecutiva a preferência dos consumidores portugueses.
Após avaliação dos cinco maiores bancos portugueses, o Santander Totta obteve a melhor média de satisfação por parte dos consumidores, com uma nota final de 87,31%, registando um rácio de satisfação de 8,81 em 10.
A avaliação baseou-se em duas fases. Na primeira, foi feito um estudo prévio que identificou os atributos que os consumidores mais valorizam quando pensam na sua relação com o sector, nomeadamente o atendimento ao cliente, a clareza de linguagem, segurança da plataforma online, política de protecção dos depósitos, risco de insolvência, facilidade de acesso dos canais e a competência dos funcionários/conhecimento sobre os produtos.
Na segunda, realizou-se o estudo experiencial, em que os consumidores experimentaram o serviço e avaliaram-no face aos atributos identificados. Ao vencer pela segunda vez consecutiva este prémio, o Santander Totta registou também uma intenção de compra ou recomendação de 4,04 em 5.
Segundo António Vieira Monteiro, presidente executivo da instituição financeira, “este prémio é mais um selo de confiança ao trabalho que o banco tem vindo a fazer para melhorar o serviço prestado aos clientes, tornando-se mais simples, próximo e justo. Temos vindo a implementar um novo conceito de banca, assente na experiência do cliente e na multicanalidade, e estes prémios vêm mostrar que estamos no bom caminho”.
A “Escolha do Consumidor” é o maior projecto de avaliação de marcas em Portugal que permite conhecer o grau de satisfação e aceitabilidade dos consumidores em relação a determinado produto ou serviço, ajudando-os a fazer uma compra informada.
Esta foi a 4ª edição do estudo, no qual 62 mil consumidores avaliaram 741 marcas, distribuídas por várias categorias. Os prémios foram entregues hoje no Casino de Lisboa.