A Bélgica acusou esta segunda-feira um novo suspeito de participação nos atentados do passado dia 13 de Novembro em Paris, um dia depois de uma vasta operação antiterrorista na região de Bruxelas, divulgou o Ministério Público belga.
“O juiz de instrução especializado em casos de terrorismo colocou sob custódia um homem detido durante as operações de ontem [domingo] à noite. É acusado de participação em actividades de um grupo terrorista e do atentado terrorista” em Paris, indicaram as autoridades belgas num comunicado, acrescentando que as outras 15 pessoas que foram detidas durante a operação de domingo à noite foram libertadas.
Das outras cinco pessoas que foram detidas hoje de manhã em território belga, três permanecem sob custódia policial, segundo a mesma fonte.
Os atentados do passado dia 13 de Novembro em Paris, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI), provocaram 130 mortos e cerca de 350 feridos.
Nível de alerta mantém-se
Também hoje o primeiro-ministro belga, Charles Michel, anunciou que se mantém o nível de alerta 4 em Bruxelas, o que significa que há um "perigo iminente".
As escolas e o metro vão abrir na quarta-feira, este último de forma progressiva, acrescentou Michel, em conferência de imprensa após uma reunião com o Conselho Nacional de Segurança.
Lusa