Incêndio em mina na China causa pelo menos 21 mortos

Incêndio em mina na China causa pelo menos 21 mortos


Um mineiro está ainda desaparecido.


O incêndio numa mina de carvão na província chinesa de Heilongjiang, onde 22 trabalhadores estavam presos, causou este sábado a morte de 21 dos mineiros, com um ainda desaparecido, avança a imprensa oficial. 

O incêndio começou pelas 23h00 de sexta-feira (15h00 em Lisboa) numa mina operada pela empresa pública Longmay, de acordo com fontes da administração de segurança laboral provincial. 

As regiões do norte da China registam todos os anos dezenas de acidentes nas suas muitas minas, especialmente as que fazem extracção de carvão, a principal fonte de energia da segunda economia mundial.

No entanto, as autoridades nacionais defendem que o número de acidentes e a taxa de mortalidade têm vindo a diminuir nos últimos anos. 

Os números oficiais mostram uma descida de 7.000 mortes em 2002, ano com o maior registo de vítimas, para 931 em 2014, apesar de várias organizações não-governamentais afirmarem que os valores reais são muito superiores, já que, asseguram, grande parte da sinistralidade não é registada.

Lusa