Tiago Pires estava entre os primeiros quatro surfistas a entrar na água para o Hawaiian Pro, em Haleiwa. Depois de vários lay days, o evento QS10000 começou esta quarta-feira. Saca terminou a bateria em segundo lugar com 13,67 pontos, atrás do havaiano Granger Larsen (14,10). Num heat em que o português era o único "intruso" entre três surfistas locais, Dylan Goodale e Kevin Sullivan foram eliminados.
Na ronda 2, Tiago Pires irá ter pela frente o compatriota Vasco Ribeiro, que recentemente atingiu as meias-finais do Moche Rip Curl Pro Portugal. O jovem luta ainda pela qualificação para a elite mundial e não tem margem para errar no Hawaiian Pro, o penúltimo QS10000 da temporada.
Frederico Morais entra em acção na bateria 14 do round 1 (que se deverá disputar por volta da meia-noite em Portugal, caso as condições do mar permitam que a prova se estenda pela tarde no Havai). O luso-brasileiro Pedro Henrique apenas iniciará a competição no heat 10 da ronda 2.
O Hawaiian Pro é a primeira prova da mítica Triple Crown havaiana, e conta com vários atletas da elite como o campeão Gabriel Medina, Filipe Toledo, Adriano de Souza, Ítalo Ferreira, Jeremy Flores, Nat Young ou John John Florence.