Artistas com paralisia cerebral mostram “arte numa perspectiva diferente” em Beja

Artistas com paralisia cerebral mostram “arte numa perspectiva diferente” em Beja


Sete “artistas plásticos” portadores de paralisia cerebral expõem, desde hoje e até ao dia 18 de Dezembro, numa galeria de arte de Beja, 24 obras de pintura com as suas visões artísticas do quotidiano.


Trata-se da 14.ª edição da exposição "Arte Numa Perspectiva Diferente", que reúne obras de sete utentes do Centro de Paralisia Cerebral de Beja (CPCB) e pode ser apreciada na galeria de arte da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

A exposição, promovida pelo CPCB e apadrinhada pela EDIA, no âmbito da sua política de responsabilidade social, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 18:00.

As 24 obras da exposição foram pintadas pelos sete utentes no último ano lectivo, no ateliê de pintura do Centro de Actividades Ocupacionais do CPCB, para o qual vão reverter as receitas da venda dos quadros.

As obras, com títulos como "Velhota no Jardim", "A Família", a "Toureira", "O Teatro" e "O Gato Preto", reflectem a visão dos autores sobre o quotidiano e resultam de um conjunto de diferentes perspectivas, abordagens e enfoques, explica a EDIA.

Os "artistas plásticos" pintam quadros todos os anos e já assumiram a realização anual da exposição "como um ritual", frisa a EDIA, referindo que, nos últimos 14 anos, a mostra tem vindo a afirmar-se como "um dos estímulos ao desenvolvimento intelectual" dos utentes do CPCB, "reforçando a sua integração social".

Lusa