Heart of a Dog
Laurie Anderson foi uma das convidadas da edição passada do festival e regressa hoje. O pretexto é o seu novo filme, “Heart of a Dog”, em competição no Festival de Veneza, uma reflexão sobre a vida e a morte a partir da sua própria experiência e das suas perdas recentes: a mãe, a cadela e o marido, Lou Reed. “Queria fazer qualquer coisa que fosse uma homenagem ao meu marido, mas que também respeitasse a sua personalidade”, disse numa entrevista. “Em particular, queria que reflectisse a sua grande energia.”
Sábado, às 21h30, no Centro Cultural de Belém
Amour
Michael Barker, co-presidente e co-fundador da Sony Pictures Classics, é um dos convidados do fim-de-semana e apresentará a sessão especial “Case Study: Como Ganhar Um Óscar”. O objectivo é discutir casos de sucesso na produção e distribuição cinematográficas. Em análise hoje estarão dois casos, como “Midnight in Paris”, de Woody Allen (hoje às 21h45 no Medeia Monumental), e este “Amour”, de 2012, realizado por Michael Haneke e vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Sábado, às 18h00, no Medeia Monumental
Les Deux Amis
Louis Garrel, mais conhecido pelo papel de Théo no filme “Os Sonhadores”, de Bernardo Bertolucci, em 2002, ou pela participação em “Os Amantes Regulares”, do pai, Philippe Garrel, de 2005, vem ao festival enquanto realizador. Louis vem apresentar o seu mais recente filme, “Les Deux Amis”, seleccionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes. O filme conta a história de um triângulo amoroso entre Mona, uma reclusa a trabalhar em regime aberto, o tímido actor Clément e o seu melhor amigo.
Sábado, às 19h00, no Medeia Monumental
Dazed and Confused
O filme de Richard Linklater de 1993 lançou actores como Matthew McConaughey (no elenco também estão Ben Affleck e Milla Jovovich) e segue as aventuras de jovens do liceu, no seu último dia de aulas, em Maio de 1976. O filme faz parte da retrospectiva “Austin, Texas: O Novo Pólo Americano”, que contou também com a primeira longa-metragem de Linklater, “Slacker”, em 1991, e com a sua homenagem, “Slacker 2011”, feita 20 anos depois por 24 realizadores.
Domingo, às 19h00, no Medeia Monumental
Mia Madre
“Mia Madre”, do italiano Nanni Moretti, estreou--se em Cannes este ano e recebeu o Prémio do Júri Ecuménico. O “Guardian” chega a dizer que este é o melhor filme de Moretti desde “O Quarto do Filho”, um dos seus mais conhecidos, que lhe valeu há 14 anos a Palma de Ouro também em Cannes. Em “Mia Madre”, a personagem central é uma realizadora de sucesso, Margherita (Margherita Buy), a preparar um filme sobre os trabalhadores de uma fábrica que foi vendida a uma multinacional, ao mesmo tempo que tenta cuidar da mãe.
Domingo, às 14h00, no Medeia Monumental
Cavaleiro de Copas
Christian Bale, Cate Blanchett e Natalie Portman compõem “Cavaleiro de Copas” (o nome de uma carta do tarot), o mais recente filme de Terrence Malick, que encerra esta edição do festival. No filme que se estreou no início do ano no Festival de Berlim conhecemos a história de um argumentista com um bloqueio e uma crise existencial que tenta preencher o vazio da sua vida enquanto vagueia por Hollywood. Apesar de muito aguardado, o filme de Terrence Malick não arrecadou críticas positivas (duas estrelas no “Guardian”) na estreia.
Domingo, às 19h30, no Centro Cultural de Belém