Os números da diabetes confirmam a dimensão deste problema de saúde, que afecta mais de um milhão de portugueses, segundo o último Observatório Nacional. Só em Lisboa estão registados 34.044 utentes com diabetes nos Cuidados de Saúde Personalizados, mas "calcula-se que a população com diabetes no concelho da capital possa atingir o dobro, já que se estima uma prevalência total de 13%", revelou a autarquia, que está a organizar uma caminhada noturna pelos miradouros da cidade para marcar o dia.
A caminhada, que é dirigida à população em geral, parte às 18:00 do Miradouro de Nossa Senhora do Monte, depois de uma aula de zumba, e percorre quatro quilómetros até à Praça do Município, onde será formado "um círculo azul da diabetes", em frente aos Paços do Concelho, com balões iluminados.
O Dia Mundial da Diabetes assinala-se a 14 de Novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, é responsável pela descoberta da insulina em 1922.
Foi instituído pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta à crescente prevalência da diabetes no mundo, o Dia Mundial da Diabetes foi adoptado pelas Nações Unidas, no âmbito de um movimento a que foi dado o expressivo nome "Unidos pela Diabetes", em 2006.
Este dia visa consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes, que tem tido um aumento alarmante de casos no mundo.Tem como símbolo o círculo azul, que significa a união dos povos em torno da diabetes e tem a cor da bandeira das Nações Unidas e do céu. As acções desenvolvidas neste dia, por todo o mundo, têm como objectivo chamar a atenção da população e dos meios de comunicação social para a diabetes, através da realização de eventos, programas de televisão e de rádio, actividades desportivas e iluminação de monumentos a azul.
Pretende-se assim que a diabetes tipo 2 seja encarada como uma doença que pode ser prevenida e cujas complicações podem ser evitadas. E que se pode viver bem com diabetes tipo 1 desde que seja garantido o acesso aos cuidados de saúde e ao tratamento a todos em todo o mundo.