Uma excelente campanha


A campanha de crowdfunding intitulada “Vamos pôr o Sequeira no sítio certo!” é uma lufada de ar fresco num meio paralisado pela falta de alternativas do Estado.


“Já viste como está hoje o Sequeirinha?”, pergunta uma amiga com graça. O “Sequeirinha” é o nome carinhoso dado a Domingos Sequeira, pintor português nascido em Lisboa na segunda metade do século xviii, mais concretamente à obra “Adoração dos Magos”, com data de 1828. O Museu Nacional de Arte Antiga, em conjunto com o jornal “Público”, a Direcção-Geral do Património Cultural e o governo, num esforço original e patriótico, iniciou uma campanha de angariação de fundos para a aquisição desta obra. Tem como parceiros a agência de publicidade Fuel, a Fundação Millenium BCP e a RTP, entre outros. 

A “Adoração dos Magos” custa 600 mil euros, um valor que se mantém há 15 anos, segundo explicou ao “Público” o Director do MNAA, António Pimentel. A obra pertence a uma família que insiste que o quadro deve permanecer em Portugal e que a sua casa natural deve ser o Museu Nacional de Arte Antiga, que conta com 45 obras de Domingos Sequeira na sua colecção.

Desde 2009 que o proprietário do quadro está à espera de o vender ao MNAA, tendo assim mostrado que prefere aguardar a ver a obra sair do país. Podemos facilmente imaginar os motivos que terão levado o Estado a não participar nesta compra durante os anos muito difíceis que o país atravessou. O caso pessimamente gerido das obras de Joan Miró, pagas de várias maneiras pelos contribuintes, contribui para uma opinião muito desfavorável da actuação da Secretaria de Estado da Cultura, pouco hábil e nada imaginativa em tempos de crise.

A campanha de crowdfunding intitulada “Vamos pôr o Sequeira no sítio certo!” é uma lufada de ar fresco num meio paralisado pela falta de alternativas ao Estado. António Pimentel disse ao “Público”: “Os museus não podem ficar à espera que os governos aumentem as verbas para fazerem crescer as suas colecções. Muito menos em tempos de crise. Se o fizerem, ficarão permanentemente reféns. Têm de procurar alternativas.”

Esta procura de alternativas é feita noutros museus do mundo com orçamentos para compras, coisa que o MNAA não parece ter. Não se trata de o Estado se demitir dos seus deveres, sobretudo no que diz respeito à preservação do património, mas de se deixar que os museus tentem também arranjar verbas pelo seu lado.

Para ser mecenas da obra de Domingos Sequeira basta entrar na página patrocinar.publico.pt e adquirir pixels da obra, quer deixando que o seu nome figure na lista de patrocinadores quer fazendo donativos no anonimato. Os valores podem ser fixos, de 3€, 6€, 12€ até aos 600€, por 50 pixels, 100, 200 ou 10 mil respectivamente. Pode também fazer dádivas de outras quantias. Se fizer uma dádiva a partir de 20€, terá acesso gratuito à exposição “Vamos pôr o Sequeira no lugar certo” no MNAA até à data final da campanha, a 30 de Abril de 2016. Quanto mais alto for o donativo, mais benefícios haverá, além dos fiscais atribuídos a mecenato. É só ler o regulamento.

Há dias liguei para o MNAA para fazer uma pergunta acerca do funcionamento do site e fui atendida com profissionalismo. Incluo neste “profissionalismo” o entusiasmo e a alegria na resposta. Só por isso, vou patrocinar mais uns pixels. O Sequeirinha é nosso!

Escreve à segunda-feira  

Uma excelente campanha


A campanha de crowdfunding intitulada “Vamos pôr o Sequeira no sítio certo!” é uma lufada de ar fresco num meio paralisado pela falta de alternativas do Estado.


“Já viste como está hoje o Sequeirinha?”, pergunta uma amiga com graça. O “Sequeirinha” é o nome carinhoso dado a Domingos Sequeira, pintor português nascido em Lisboa na segunda metade do século xviii, mais concretamente à obra “Adoração dos Magos”, com data de 1828. O Museu Nacional de Arte Antiga, em conjunto com o jornal “Público”, a Direcção-Geral do Património Cultural e o governo, num esforço original e patriótico, iniciou uma campanha de angariação de fundos para a aquisição desta obra. Tem como parceiros a agência de publicidade Fuel, a Fundação Millenium BCP e a RTP, entre outros. 

A “Adoração dos Magos” custa 600 mil euros, um valor que se mantém há 15 anos, segundo explicou ao “Público” o Director do MNAA, António Pimentel. A obra pertence a uma família que insiste que o quadro deve permanecer em Portugal e que a sua casa natural deve ser o Museu Nacional de Arte Antiga, que conta com 45 obras de Domingos Sequeira na sua colecção.

Desde 2009 que o proprietário do quadro está à espera de o vender ao MNAA, tendo assim mostrado que prefere aguardar a ver a obra sair do país. Podemos facilmente imaginar os motivos que terão levado o Estado a não participar nesta compra durante os anos muito difíceis que o país atravessou. O caso pessimamente gerido das obras de Joan Miró, pagas de várias maneiras pelos contribuintes, contribui para uma opinião muito desfavorável da actuação da Secretaria de Estado da Cultura, pouco hábil e nada imaginativa em tempos de crise.

A campanha de crowdfunding intitulada “Vamos pôr o Sequeira no sítio certo!” é uma lufada de ar fresco num meio paralisado pela falta de alternativas ao Estado. António Pimentel disse ao “Público”: “Os museus não podem ficar à espera que os governos aumentem as verbas para fazerem crescer as suas colecções. Muito menos em tempos de crise. Se o fizerem, ficarão permanentemente reféns. Têm de procurar alternativas.”

Esta procura de alternativas é feita noutros museus do mundo com orçamentos para compras, coisa que o MNAA não parece ter. Não se trata de o Estado se demitir dos seus deveres, sobretudo no que diz respeito à preservação do património, mas de se deixar que os museus tentem também arranjar verbas pelo seu lado.

Para ser mecenas da obra de Domingos Sequeira basta entrar na página patrocinar.publico.pt e adquirir pixels da obra, quer deixando que o seu nome figure na lista de patrocinadores quer fazendo donativos no anonimato. Os valores podem ser fixos, de 3€, 6€, 12€ até aos 600€, por 50 pixels, 100, 200 ou 10 mil respectivamente. Pode também fazer dádivas de outras quantias. Se fizer uma dádiva a partir de 20€, terá acesso gratuito à exposição “Vamos pôr o Sequeira no lugar certo” no MNAA até à data final da campanha, a 30 de Abril de 2016. Quanto mais alto for o donativo, mais benefícios haverá, além dos fiscais atribuídos a mecenato. É só ler o regulamento.

Há dias liguei para o MNAA para fazer uma pergunta acerca do funcionamento do site e fui atendida com profissionalismo. Incluo neste “profissionalismo” o entusiasmo e a alegria na resposta. Só por isso, vou patrocinar mais uns pixels. O Sequeirinha é nosso!

Escreve à segunda-feira