Estas duas espécies passam a estar na lista de animais em vias de extinção

Estas duas espécies passam a estar na lista de animais em vias de extinção


A actualização da Lista Vermelha das espécies inclui, pela primeira vez, aves caçadas em Portugal, passando a rola-brava e o zarro a serem consideradas em risco de extinção, informou hoje a coligação de seis organizações ambientais.


"A rola-brava e o zarro são agora espécies consideradas em risco de extinção, na categoria 'Vulnerável', o que demonstra a urgência de alterar a legislação de caça em Portugal e noutros países onde estas espécies ocorrem", salienta a coligação C6.

A Lista Vermelha é uma ferramenta criada pela União Internacional de Conservação da Natureza (UICN), em colaboração com a BirdLife International, para avaliar com critérios objectivos qual o grau de ameaça de extinção para cada espécie.

Existem em todo o mundo 197 espécies em estado "criticamente ameaçado" de extinção, que necessitam de acção urgente de recuperação e de conservação e, das 77.340 espécies avaliadas, 22.784 estão ameaçadas de extinção, enquanto no grupo das aves mais de 40 espécies viram o seu estatuto de conservação agravar-se.

Lusa