Quando perdemos alguém que amamos sofremos muito. Mas é possível encurtar o tempo que demora a voltar a sentir-se bem.
Para isso, a Revista “Super Interessante” fez uma lista de três dicas baseadas em estudos.
1 – Trate como se fosse uma droga
Helen Fisher, professora de antropologia e pesquisadora do comportamento humano na Universidade Rutgers, nos EUA, percebeu que o amor desperta as mesmas zonas no cérebro que a cocaína ou os cigarros e, por isso, defende que o amor pode viciar tanto como a droga. O que, segundo a especialista, faz com que tenha de ser tratado como tal. Helen sugere que deite fora tudo o que faça lembrar o seu ex-companheiro/a.
2 – Acabe com a obsessão
O psicólogo Robert Stemberg, da Universidade de Oklahoma, explica que há quatro formas rápidas de deixar o pensamento livre de recaídas: pense nos defeitos; lembre-se que os relacionamentos só funcionam quando os dois querem; continue a acreditar no amor e conheça outras pessoas; mantenha-se ocupado.
3. Deixe o tempo passar
Nas imagens cerebrais analisadas por Helen Fisher, a especialista percebeu que quem tinha terminado um relacionamento apresentava uma actividade menor na região associada à sensação de apego. Helen explica que há dois truques que podem fazer com que se sinta melhor: Receba abraços de familiares ou amigos (ajuda a sentir conforto e acalma).