Da mediterrânea ao mais baixo teor de gordura. Conheça as dietas

Da mediterrânea ao mais baixo teor de gordura. Conheça as dietas


A dieta mediterrânica tem sido fortemente elogiada e recomendada.


A dieta mediterrânica tem sido fortemente elogiada e recomendada por ter como base as frutas e os legumes da época. Neste regime alimentar, que já é também considerado um estilo de vida, é aconselhada a ingestão de cereais – sobretudo
integrais – e de carne, mas moderadamente. O peixe e o azeite também têm lugar de destaque. A variedade é a pedra basilar desta dieta, que, por ser encarada como de saúde e bem-estar, exclui de um modo definitivo os produtos processados. Foi eleita Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2013.

Baixo teor de gordura

A dieta de baixo teor em gordura é muitas vezes aconselhada a quem quer perder peso. Nela entram em abundância alimentos como as frutas e os vegetais e  também as carnes brancas, como por exemplo peru ou frango. O peixe ocupa também um papel importante. Os hidratos de carbono, presentes em acompanhamentos como o arroz, a batata ou a massa, ficam de fora. Quem opta por este tipo de dieta consome frequentemente sopas sem batata e com muitos vegetais. Os queijos frescos são outra das proteínas que se deve manter.

Alto teor de gordura

Antes de mais é preciso fazer a distinção entre gorduras boas – presentes no peixe e no azeite – e as más, ou seja,  as saturadas, que estão na manteiga, no queijo e derivados. A dieta Atkins é a mais famosa dentro deste género. Consiste em reduzir a ingestão de hidratos de carbono para obrigar o corpo a modificar o metabolismo de modo a recorrer à gordura corporal para ir buscar energia. Deve-se começar por ingerir, na primeira fase deste regime alimentar, produtos ricos em proteínas, mesmo que contenham gordura.