Se está farto de aquecer o mesmo tupperware no mesmo microondas gorduroso na cozinha do escritório, se o empregado do serviço de entrega de pizzas já o trata por tu, talvez esteja na altura de mudar de ementa de almoço.
Foi o que decidiram Renato Duarte, Daniela Domingos e Sérgio Correia, os três amigos e fundadores da nova Spoonful, a empresa de entrega de comida ao domícilio ou no local de trabalho que começou a funcionar na segunda-feira – e comida saudável, aleluia.
É verdade que já existem muitas empresas que lhe levam farnel a casa e ao escritório, mas “há poucas opções saudáveis”, garante Renato Duarte, que também faz as manhãs da Rádio Renascença. “Gostamos de comer bem e de comer saudável e sentíamos muita dificuldade em encontrar sítios para comer perto do trabalho”, começa Renato.
Daniela concorda, quase ao estilo de um anúncio da televendas: “Sempre tive excesso de peso. Trabalhava num escritório do centro de Lisboa, quis mudar de vida, comer bem e tinha muito pouco tempo para planear as minhas refeições. Experimentei quase todos os serviços deste género e nenhum foi completamente ao encontro do que eu precisava”, diz. “Conhecia conceitos idênticos à Spoonful lá fora e achei que podia resultar.”
À empresa, que começou a ganhar forma há cinco meses, juntou-se uma chef, uma equipa de cozinheiros e uma nutricionista, Maria João Nogueira, responsável pela elaboração das ementas sempre a pensar nas baixas calorias.
Não quer com isso dizer que tenha de comer um prato só de verdes, sem piada nenhuma. “O grande desafio para nós é que muitas pessoas pensam que alimentação saudável é sinónimo de alimentação sem sabor. Com talento e criatividade, e utilizando os ingredientes certos, as coisas ficam de facto muito boas”, afirma Renato. “Sou muito guloso, gosto de comer bem e de comer muito e de coisas que fazem mal e rendi-me a isto porque percebi que dá para fazer coisas deliciosas que até custa a acreditar que são saudáveis.”
Caril de lentilhas, wrap de frango, noodles de courgette com camarão e cogumelos, beringela parmigiana, hambúrguer vegetariano de caril com rúcula e maçã verde, moqueca de legumes e bacalhau grelhado com grão… Cada dia há dois pratos diferentes para escolher no site da Spoonful (5,90 euros cada) e pode até pedir para o resto da semana (se fizer 4 ou mais encomendas de uma só vez, cada prato fica a 5,20 euros). As empresas podem também fazer um acordo com a Spoonful e garantir pratos por 4,5 euros.
As encomendas podem ser feitas até à meia-noite e no dia seguinte terá o almoço pronto no seu trabalho até às 13h00, em Lisboa e em Oeiras. Num futuro próximo, a empresa conta ter mais pratos, sopas e sobremesas, mas por enquanto os únicos extras são sumos naturais, como o de abacaxi e hortelã.
www.spoonful.pt
Outras empresas…
… que lhe fazem a papinha toda
NOMENU
A empresa de entrega ao domicílio mais conhecida tem um pouco de tudo, de comida oriental a comida russa e, recentemente, também comida vinda do Mercado de Campo de Ourique. www.nomenu.pt
A MARMITA
Tal como o nome indica, A Marmita leva-lhe a marmita ao trabalho, com pratos que vão desde um simples arroz de frango a favas com entrecosto e enchidos, passando por opções vegetarianas como jardineira de soja.
www.amarmita.pt
BB GOURMET
A BB Gourmet aceita encomendas a partir de 10 euros no Porto, Gaia, Matosinhos e Maia. À entrega é acrescido o preço de 3 euros e há muitos pratos à escolha, como a alheira de caça com esparregado ou as lulas grelhadas com caril de legumes. www.bbgourmet.net