Esquerda unida elege Ferro Rodrigues como presidente da AR

Esquerda unida elege Ferro Rodrigues como presidente da AR


Esquerda unida venceu primeiro embate parlamentar.


Eduardo Ferro Rodrigues foi esta tarde eleito presidente da Assembleia da República, batendo o candidato apresentado pelo PSD, Fernando Negrão.

Numa votação feita em urna – por voto secreto – o deputado socialista conseguiu 120 votos, contra 108 do social-democrata (houve dois votos brancos). Anunciada a votação, Ferro Rodrigues foi aplaudido por toda a esquerda (o PS de pé, PCP e BE sentados).

A eleição do presidente da Assembleia da República foi o primeiro braço-de-ferro entre PSD/CDS e o PS, apoiado pelas bancadas do Bloco de Esquerda e PCP. Invocando a tradição de o partido com mais mandatos parlamentares avançar com o nome para a presidência da Assembleia, o PSD indicou Fernando Negrão. Mas, do outro lado, e com o apoio de bloquistas e comunistas – a esquerda junta tem a maioria absoluta dos deputados – o PS avançou com Ferro Rodrigues.

Faltava saber se, sendo o voto secreto, todos os deputados seguiriam a orientação dos partidos, nomeadamente os parlamentares afectos à anterior direcção socialista de António José Seguro, que lançaram o nome do ex-ministro Alberto Martins para o lugar. António Costa optou, no entanto, por indicar o seu ex-líder parlamentar.

Com esta votação, a esquerda vence o primeiro embate parlamentar da legislatura. O próximo já está marcado para os próximos dez dias, quando o programa do governo for a debate no parlamento.