O atleta paralímpico Oscar Pistorius deixou segunda-feira a prisão, após um ano de prisão efectiva, para cumprir o resto da pena em domiciliária por ter matado a namorada, informaram as autoridades.
“Oscar Pistorius foi colocado sob supervisão correcional hoje à noite”, referiu, em comunicado, o porta-voz do departamento dos serviços correcionais, Manelisi Wolela.
Oscar Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão pelo assassínio da namorada.
Os serviços prisionais sul-africanos já tinham anunciado que o atleta iria cumprir o resto da pena em prisão domiciliária a partir do dia 20 de Outubro.
O atleta foi considerado culpado de homicídio involuntário, depois de ter dito que matou a namorada através da porta trancada da casa de banho, porque a confundiu com um intruso.
Após a sua libertação, Pistorius enfrentará mais uma prova, a 3 de Novembro, quando o Ministério Público recorrer para o Supremo Tribunal da África do Sul pedindo uma condenação por homicídio e uma pena mais dura.
Outrora um ídolo do desporto paralímpico, Pistorius, conhecido como 'Blade Runner' por causa das próteses nas pernas que usava nas pistas de corridas, ascendeu à fama global quando competiu com atletas sem deficiência nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Lusa