Centenas de doses de haxixe e heroína apreendidas em estações ferroviárias

Centenas de doses de haxixe e heroína apreendidas em estações ferroviárias


A GNR e a PSP apreenderam 458 doses de heroína, 651 doses de haxixe e detiveram sete pessoas em acções de fiscalização levadas a cabo em estações ferroviárias na quarta e na quinta-feira, segundo um comunicado hoje divulgado.


As forças de segurança intensificaram nos dias 7 e 8 de Outubro a fiscalização nos comboios internacionais e nacionais em 358 estações ferroviárias, uma acção desenvolvida em coordenação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF), REFER, CP e FERTAGUS.

No âmbito dessa operação foram fiscalizados 980 comboios, 841 bagagens e 2.840 pessoas, tendo sido apreendidas 651 doses de haxixe e 458 doses de heroína.

Foram ainda detidas sete pessoas e levantados 105 autos de contra-ordenação, informa o comunicado da Guarda Nacional Republicana.

A operação visou controlar simultaneamente as principais linhas ferroviárias europeias, com o objectivo de aumentar a segurança nessas vias, melhorar a eficácia no combate ao crime e reforçar a cooperação entre Estados-membros.

Durante a operação foi dado ênfase ao controlo de entradas e saídas de pessoas e bens, para prevenir e combater os furtos e roubos em estações, comboios e de sinalização, a imigração ilegal, o tráfico de estupefacientes, a criminalidade relacionada com comportamentos agressivos ou antissociais, bem como a criminalidade relacionada com comboios de carga e grafitis, danos e vandalismo.

Denominada “10th 24BLUE RAIL ACTION DAY”, esta acção conjunta é uma iniciativa da European Network of Railway Police Forces, na qual a GNR é o representante nacional.

Lusa