O que tem de saber sobre os miomas uterinos

O que tem de saber sobre os miomas uterinos


Respostas a dúvidas mais frequentes


O que são? 

Os miomas uterinos são tumores benignos sólidos que surgem no tracto genital feminino. São constituídos por células musculares do miométrio – a camada do útero que se encontra em torno do endométrio. A maioria dos miomas cresce na parede do útero. 

Quantos grupos de miomas existem?

Os miomas dividem-se em três grupos consoante o local em que se desenvolvem. Os submucosos crescem na cavidade do útero; os intramurais crescem dentro da parede do útero e os subserosos desenvolvem--se para fora do útero. 

Quais os Sintomas?

Os sintomas mais relevantes incluem: hemorragia abundante, anemia, dores, pressão abdominal, aumento da frequência urinária e infertilidade. Além destes aspectos físicos, os miomas afectam as mulheres a nível emocional.

Factores de risco?

Os miomas uterinos tornam-se mais comuns com a idade, especialmente a partir dos 40 anos e até à menopausa. Em caso de histórico familiar, há também mais riscos: se a mãe teve miomas, o risco de os desenvolver é 2,5 vezes superior. A origem étnica também está associada: as mulheres de raça negra têm mais propensão ao desenvolvimento desta condição. A obesidade é outro factor a ter em conta: o risco aumenta 21% por cada 10 kg de peso acima da média.