O capricho foi dotá-lo com sistemas até aqui só disponíveis em carros de maior estatuto. O Astra tem tudo para ser um sucesso.
Nos seus comunicados oficiais, por ocasião do recentíssimo lançamento do novo Astra, a Opel anuncia logo a abrir que está a viver o início de uma nova era com o lançamento deste seu modelo, que foi concebido de raiz, de acordo com o novo caderno de encargos da marca.
Sobre o representante da 11.a geração (aqui, a Opel faz uma batotazinha, porque lhes junta as do Kadett, apresentado em 1936, elevando a fasquia para uns estonteantes 24 milhões de unidades…), mostra logo ao que vem: até 200 kg mais leve e equipado com os motores mais modernos; design mais compacto por fora e mais espaçoso no habitáculo; conectividade total através do Opel On-Star e IntelliLink de nova geração; bancos ergonómicos com grande capacidade de regulação, ventilação e massagem; tecnologias avançadas de assistência à condução; e, uma das jóias da coroa, a estreia absoluta neste segmento de faróis de matriz de LED IntelliLux, sem dúvida supereficazes, como tivemos oportunidade de verificar num percurso nocturno por estradas da Eslováquia, onde há pouco mais de oito dias decorreu a apresentação internacional.
Espaço e conforto
Uma das grandes preocupações da Opel foi a redução de peso, e com a utilização de aços de ultra-resistência, e de materiais de outras ligas, nomeadamente o alumínio, foi possível reduzir significativamente o peso, aumentando também consideravelmente a rigidez torcional.
Também a redução das dimensões (menos 5 cm em comprimento, 2,3 cm em distância entre eixos e 2,6 cm em altura) permite contribuir para a redução geral do peso, que se situa entre os 120 e os 200 kg, conforme a motorização escolhida. Foi uma boa resposta à Volkswagen, já que agora o Astra tem sensivelmente o mesmo peso do Golf, o seu maior concorrente no mercado europeu.
Mas se o Astra está mais pequeno, a habitabilidade interior não foi em nada prejudicada, bem pelo contrário. Por um lado, porque estes motores de novíssima geração, mais compactos, ocupam menos espaço, e por outro lado porque, com a adopção de bancos com uma estrutura mais fina (como há um par de anos aconteceu com os aviões de algumas companhias de aviação), os passageiros dos bancos de trás têm mesmo um pouco mais de espaço para os joelhos.
O que não cresceu foi o espaço disponível para a bagagem, que se mantém nos 370 litros (1210 litros com a segunda fila de bancos rebatida), o que não é de modo algum referência no segmento C.
Motores e preços no lançamento
O Astra já pode ser encomendado nos concessionários, mas só iniciará a sua carreira em Portugal a partir de 19 de Novembro. A General Motors Portugal aposta fortemente em dois motores da mais recente geração, um gasolina, o tricilíndrico 1.0 turbo de 105 cv, e o diesel 1.6 de 110 cv.
Para além destes motores, o Astra também terá o 1.4 a gasolina com duas versões de potência, 125 e 150 cv, e o 1.6 a gasolina com 200 cv. O 1.6 diesel, além da já citada versão de 110 cv que virá para Portugal, também terá mais duas versões, 95 e 136 cv.
Há dez versões distintas, distribuídas por três novos níveis de equipamento, Edition, Dynamic e Innovation. O leque de opções 1.0 turbo tem preços a partir de 20 970 euros, enquanto o turbodiesel de 1,6 litros está disponível desde 24 720 euros. Para a nova geração Astra, a Opel criou três novos níveis de equipamento que surgem substancialmente reforçados em recheio, tornando toda a gama mais atraente e competitiva. Apesar do considerável salto tecnológico do novo modelo, os preços de entrada da nova geração Astra estão em linha com os da geração anterior.
Equipamento superior
A verdade é que os engenheiros da Opel quiseram mimar o novo Astra com tecnologias que não é vulgar encontrar em carros deste segmento. Exemplos bem evidentes são a estreia absoluta dos muito eficazes faróis de matriz de LED, bem como a câmara Opel Eye, com uma série de funções autónomas de assistência à condução, e os serviços de apoio em viagem e emergência Opel OnStar (uma novidade Opel na Europa, mas já conhecida há uns anos nos Estados Unidos). Os serviços de assistência em viagem e em emergência estão activos 365 dias por ano, disponíveis ao simples toque de uma tecla. Se um airbag disparar, o sistema é accionado automaticamente alertando o Centro de Comando, o qual contacta os serviços de emergência em caso de necessidade. Este sistema tem ainda a vantagem de transformar o novo Astra num hotspot móvel wi-fi 4G. Podem ser ligados simultaneamente sete dispositivos, desde smartphones a tablets. Também se estreiam no Astra duas versões de nova geração do infotenimento IntelliLink. O sistema trará o mundo dos smartphones para o automóvel através do Apple CarPlay e do Android Auto, integrando as funcionalidades a que os utilizadores de smartphone mais recorrem.
Iluminação inteligente
Os faróis matriciais inteligentes IntelliLux LED do novo Astra são, como referimos, novidade absoluta neste segmento e um elemento de segurança que merece destaque. A iluminação matricial integralmente formada por LED permite conduzir fora das zonas urbanas sempre com máximos que não encandeiam. Constituído por 16 grupos de LED (oito para cada farol), a tecnologia matricial adapta, constantemente e de forma automática, o comprimento e distribuição dos feixes luminosos a cada situação de trânsito. Quando a câmara detecta fontes de luz provenientes dos automóveis que circulam à frente ou em sentido contrário, os LED da zona relevante são desactivados, desligando simplesmente a área que projecta luz na direcção desses veículos. O resto da estrada e as zonas envolventes permanecem bem iluminadas. Eficaz!
Ajudas na segurança
Para além do Opel OnStar e IntelliLux LED, o Astra vem equipado (de série ou como opcional) com uma série de outros sistemas de segurança, de assistência à condução e de conforto, como por exemplo a câmara dianteira Opel Eye de nova geração, que se estreia no novo Astra e oferece melhorias significativas no sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (Traffic Sign Assist), passando a combinar as imagens da câmara e as informações do sistema de navegação para fornecer indicações mais precisas.
O Alerta de Saída de Faixa (Lane Departure Warning) conta agora com a Assistência de Manutenção de Faixa (Lane Keep Assist), que assegura a correcção automática da direcção no caso de o condutor sair inadvertidamente da sua faixa de rodagem. As funções que intervêm para manter uma distância segura do veículo da frente foram também melhoradas.
O Alerta de Colisão Iminente (Forward Collision Alert) passa a apresentar também um LED reflectido no pára-brisas, para além do sinal acústico e do ícone aceso no painel de instrumentos. Se a reacção do condutor a um alerta não for suficiente, o sistema reforça a travagem (Assistência Integrada à Travagem, Integrated Brake Assist) ou trava automaticamente o veículo (Travagem Autónoma de Emergência, Autonomous Emergency Braking), contribuindo assim para evitar colisões, ou reduzir a sua gravidade, a velocidades relativamente baixas (o sistema funciona a velocidades entre 8 km/h e 80 km/h – abaixo dos 40 km/h, poderá até imobilizar o veículo completamente).
Um outro sistema de segurança com ícones LED e aviso sonoro é o Alerta de Ângulo Cego (Side Blind Spot Alert), que se serve de sensores de ultra-sons para detectar veículos que circulem fora do campo de visão do condutor num raio de 3 metros de ambos os lados do automóvel ou na sua retaguarda.
Outro sistema de ajuda funcional é o Advanced Park Assist, que permite estacionar o automóvel automaticamente ao toque de uma tecla, enquanto a câmara traseira é activada assim que a marcha-atrás é engrenada.