EUA asseguram não cooperar com Rússia em ataques aéreos

EUA asseguram não cooperar com Rússia em ataques aéreos


“Já disse que pensamos que a Rússia tem uma má estratégia”, disse secretário da defesa norte-americano.


Os Estados Unidos asseguraram esta quarta-feira que não cooperam com Moscovo em relação aos ataques aéreos da Rússia na Síria, que o secretário da defesa norte-americano, Ashton Carter, classificou de “erro fundamental”.

“Já disse que pensamos que a Rússia tem uma má estratégia. Eles continuam a bombardear alvos que não são do EI (grupo radical Estado Islâmico). Pensamos que é um erro fundamental”, declarou Carter em Roma.

“Apesar do que dizem os russos, não aceitámos cooperar com a Rússia enquanto eles prosseguirem a sua estratégia errada e bombardearem esses alvos”, adiantou durante uma conferência de imprensa conjunta com a sua homóloga italiana, Roberta Pinotti.

O Ministério da Defesa russo afirmou esta quarta-feira ter respondido a uma iniciativa do Pentágono para coordenar os ataques aéreos contra o EI na Síria.

“No geral, as propostas podem ser implementadas”, considerou o porta-voz do ministério, o general Igor Konashenkov, citado pelas agências russas, precisando que responsáveis russos e norte-americanos estavam a discutir hoje os pormenores técnicos.

Carter declarou que o que está a ser discutido são “técnicas de base sobre procedimentos profissionais de segurança para os pilotos (norte-americanos) que sobrevoam a Síria”.

“É tudo”, insistiu, adiantando, no entanto: “vamos manter a linha aberta porque é uma questão de segurança para os nossos pilotos”.

Lusa