O Bloco de Esquerda (BE) garantiu esta noite o seu melhor resultado de sempre. Conseguiu 19 deputados em 10 dos 22 círculos eleitorais. Na Madeira, elegeram pela primeira vez um deputado. Em termos percentuais, o BE conseguiu 10,2% bem acima dos 5,7% (8 deputados) de 2011, e superior aos 9,81 (16 deputados) de 2009, que tinha sido o seu melhor resultado de sempre.
O partido liderado por Catarina Martins ficou também à frente da CDU, com 8,26%, algo que não acontecia desde 2009. Mas o resultado mais importante é mesmo a recuperação de deputados perdidos em quatro distritos: Braga, Coimbra, Santarém e Leiria.
Em Lisboa, o partido conseguiu cinco deputados. O anúncio chegou pela voz da coordenadora do BE Catarina Martins, visivelmente cansada, que sublinhou a "maior percentagem de sempre, com o maior número de votos de sempre". Com a garantia dos cinco deputados, a líder bloquista deu uma certeza: "O plenário da Assembleia da República vai ter rampas", fazendo alusão ao deputado eleito este domingo pelo Bloco, Jorge Falcato, portador de deficiência física.