Num comunicado emitido hoje pelas 17:40, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) afirma ter transmitido aos presidentes de juntas de freguesia que “devem ser admitidos a votar os cidadãos eleitores que às 19 horas, horário de enceramento das assembleias de voto, se encontrem nas filas para votar, assinalando-se o último eleitor da fila”.
O esclarecimento da CNE surge menos de uma hora e meia antes do encerramento das assembleias de voto em Portugal Continental e na Madeira.
Na freguesia de Algés, por exemplo, uma alteração do local de votação está a provocar “uma enorme confusão” com tempos de espera para votar superiores a uma hora.
A Câmara Municipal de Oeiras assumiu já o "erro" de ter alterado o local de votação em Algés.
Os eleitores da freguesia de Algés sempre votaram na Escola Secundária de Miraflores, mas para este ato eleitoral a Câmara de Oeiras decidiu alterar o local para o Pavilhão Celorico Moreira, uma decisão que a autarquia reconhece "não ter corrido bem".
Mais de 9,6 milhões de eleitores são hoje chamados a votar para a escolha de 230 deputados à Assembleia da República, resultado que ditará também a escolha de um futuro Governo.
Lusa