Catarina Martins: Sem maioria de direita, não será pelo Bloco “que conseguirá formar governo”

Catarina Martins: Sem maioria de direita, não será pelo Bloco “que conseguirá formar governo”


O Bloco de Esquerda é o primeiro partido a avançar que não viabilizará um governo de direita, caso o Presidente da República lhe dê posse.


"Que fique bem claro, não será pelo Bloco que a direita formará governo". A líder do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, anunciou esta noite que não aprovará um governo minoritário da coligação Portugal à Frente, caso o Presidente da República Cavaco Silva der posse ao executivo de Passos Coelho.

Se Cavaco Silva, "por filiação partidária ou pouca atenção aos votos", convidar a direita a formar governo, o Bloco, "como é um partido de palavras, vai rejeitar no parlamento essa possibilidade". Fica clara então a garantia de que não será pelo BE – que está muito perto de garantir o melhor resultado de sempre em eleições legislativas – que PSD/CDS vão conseguir viabilizar o programa do seu governo.

A coordenadora bloquista revela ainda que fica agora à espera da reacção dos restantes partidos sobre que posições irão tomar no cenário político pós-legislativas. Pela parte do BE, há uma certeza: "melhor resultado de sempre, mais votos, mais mandatos, e mais força do que nunca", que permitirá ao partido defender as metas prometidas ao longo da campanha, como a restruturação da dívida, escola de qualidade, estabilidade nas pensões e saúde pública.