A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou esta sexta-feira a sua “não oposição” à compra de 25% da Goldenergy pelo grupo suíço Axpo, de acordo com um comunicado divulgado pelo regulador.
“Após análise das condições do mercado e da operação, a ERSE emitiu parecer de não oposição a esta operação, mantendo em permanência as condições de monitorização concorrencial dos mercados retalhistas de electricidade e de gás natural”, refere a ERSE.
O regulador refere, no comunicado divulgado no seu site, que “a Axpo e a Goldenergy são empresas comercializadoras activas nos mercados eléctrico e/ou de gás natural em Portugal”, pelo que “a actuação combinada das duas empresas está, em regra, abaixo dos 5% de quota de mercado nos mercados retalhistas de electricidade e de gás natural e nenhuma delas integra os grupos económicos incumbentes”.
“Efectuada a respectiva avaliação objectiva das condições concorrenciais de mercado e dada a reduzida expressão do conjunto das duas empresas agora envolvidas na operação de recomposição accionista, a ERSE expressou a sua não oposição à mesma, sem prejuízo de uma monitorização continuada das condições concorrenciais em mercado, tanto eléctrico como de gás natural”, acrescenta.
No passado dia 14 de Setembro, a Autoridade da Concorrência divulgou um aviso na imprensa segundo o qual o grupo suíço Axpo e a portuguesa Dourogás pretendiam comprar a Goldenergy, tendo recebido uma notificação prévia da operação.
No aviso, a Autoridade da Concorrência informava que "recebeu a 20 de Agosto de 2015, com produção de efeitos a 09 de Setembro de 2015, uma notificação prévia de uma operação de concentração de empresas", que consiste na "aquisição de controlo conjunto da Goldenergy SApela Axpo International SA e pela Dourogás Participações Sociais.
A Goldenergy é uma comercializadora de electricidade e gás natural no mercado português.
A Axpo produz e comercializa energia em vários países da Europa e, em Portugal, opera já no fornecimento grossista de gás natural e electricidade e no fornecimento de electricidade a clientes industriais e grandes consumidores finais.
A Dourogás está presente na distribuição e venda de gás propano em toda a região Norte e, através da Sonorgás, está também a operar na distribuição de gás natural nos mercados regulados de alguns municípios do país.
Lusa