O papa Francisco manifestou, na quinta-feira, solidariedade com os “irmãos muçulmanos” pela tragédia ocorrida da cidade saudita de Meca, onde pelo menos 717 pessoas morreram.
“Queria que a minha saudação tivesse sido mais calorosa”, disse o sumo pontífice no início de uma homilia na catedral de St Patrick, nos Estados Unidos da América (EUA), expressando a sua “proximidade com a tragédia que as pessoas sofreram em Meca”.
“Neste momento de oração uno-me e junto-me em oração com Deus, nosso pai todo-poderoso e misericordioso”, disse Francisco.
Pelo menos 717 pessoas morreram na quinta-feira e 863 ficaram feridas nos incidentes provocados pela aglomeração e entrada maciça de peregrinos em Meca para participar num dos rituais da peregrinação anual àquele santuário, anunciou a Defesa Civil saudita.
Os fiéis dirigiam-se dos seus acampamentos para o lugar em que deviam hoje cumprir o rito da lapidação das três colunas que simbolizam as tentações do diabo, no terceiro dia da peregrinação.
Um total de três milhões de pessoas participa durante estes dias no importante ritual religioso, que é um dos cinco pilares do Islão, juntamente com a “shahada” (profissão de fé), a esmola, a oração e o jejum, no mês do Ramadão.
Lusa