A Deco analisou 480 supermercados e diz-nos qual é a cadeia mais barata e em que zona do país encontramos as lojas mais baratas. Segundo o estudo, é possível poupar até 350 euros por ano, se fizer as escolhas certas.
Para analisar os quase 55 mil preços nos 77 concelhos do país a Deco elaborou dois cabazes – "um com 83 produtos de características definidas, para quem privilegia as marcas do fabricante mais vendidas e outro mais adaptado aos novos hábitos do consumidor, a pensar em quem combina marcas de fabricante com as mais económicas."
Lisboa, Faro e Santarém são os distritos onde podemos encontrar maiores disparidades de preços. Podendo-se chegar a uma poupança de cerca de 20% entre as várias lojas dentro do mesmo distrito. De modo global, a cadeia Jumbo destaca-se, à semelhança de anos anteriores, como sendo a mais barata e com melhores promoções, seguindo-se do Pingo Doce e em terceiro o Continente.
No distrito de Lisboa, por exemplo, pode poupar até 350 euros, se optar pelo Jumbo (Dolce Vita Tejo, na Amadora), em vez do Spar (Cascais).
Em cinco distritos do país, o Jumbo é o líder dos preços mais baixos. Mas, quando nos referimos a produtos de marca, o Continente de Viana do Castelo sobressai-se.
Já o Lidl e o Mini Preço, apesar de toda a publicidade, destacam-se com preços mais baixos apenas em Castelo Branco e Évora.
Beja, Guarda e Portalegre lideram na lista de distritos onde se poupa menos em gastos nos supermercados.
Avaliando a categoria dos frescos, a cadeia Spar volta a acusar os preços mais elevados – 16% mais caros do que na cadeia Jumbo. No cabaz combinado, em média, os preços do Spar são 25% mais elevados do que os mais baratos.
E.Leclerc (com 18 estabelecimentos), sete estabelecimentos da cadeia Intermarché Super, dois Meu Super e três Spar ficaram de fora desta análise por falta de disponibilidade, autorização ou, ainda, por não haver interesse, face aos resultados de anos anteriores. A análise feita representa mais de 80 por cento do total de oferta no país.
No site, a Deco disponibiliza um simulador que permite calcular os preços tendo de cada categoria de produto por concelho ou distrito.