Foram passear de caiaque para ver baleias e pensaram que iam morrer [Vídeo]

Foram passear de caiaque para ver baleias e pensaram que iam morrer [Vídeo]


Esta foi sem dúvida uma viagem de caiaque bastante atribulada. O casal britânico que estava no caiaque descreveu o momento como parecendo “uma avalancha” ou “um autocarro a passar por cima”.


Tom Mustill e Charlotte Kinloch é o casal britânico protagonista deste vídeo. O casal estava de férias na Baía de Monterey, na Califórnia, quando ao regressar de um passeio de caiaque uma baleia decide “levantar voo” e “aterrar em cima deles”. Ao telegraph o casal disse mesmo que se sente com sorte por ter sobrevivido ao momento.

O animal em causa pesa 40 toneladas e levou a que quem estava a filmar, um passageiro de um barco de observação de baleias, chegasse mesmo a temer o pior quando perdeu o casal de vista. Apesar do susto e do valente embate Tom e Charlotte saíram ilesos.

Falando ao Telegraph, Charlotte de 30 anos descreveu o momento em que a baleia atingiu o caiaque como "aterrorizante" e comparou-o a um prédio a cair sobre eles. "Parecia uma avalancha, como se um autocarro tivesse passado por cima de nós".

Tom, de 31, diz que se lembra de chegar à superfície e perguntar “Como é que eu não estou morto? Talvez tenha ficado com algumas lesões, mas neste momento estou em estado de choque e não consigo senti-las”. “Depois vi a Charlotte e pensei: 'Como não é que ela também não morreu?"

O casal esteve durante três horas na água a observar este grupo de baleias violando a distância de segurança, ainda assim o incidente só aconteceu no regresso a terra. “A baleia surgiu por cima de nós e tudo que eu conseguia ver era a baleia a vir cair na nossa direcção, bloqueando a luz. Eu pensei, 'Oh, eu vou morrer agora.’ ”

Tom explicou ainda que tinha ouvido falar que um grupo extraordinariamente grande de baleias jubarte estava em migração e tinha sido visto numa zona chamada Moss Landing. Assim sendo o casal e três outros amigos que também estavam de férias na Califórnia combinaram fazer o passeio no sábado passado, de manhã cedo.

O guia que levou o casal para o mar disse que o incidente foi “bastante inédito” e acrescentou que a empresa suspendeu as excursões, devido ao número invulgarmente elevado de baleias nesta altura do ano – o que torna difícil manter a distância de segurança recomendada de 100 Yards (pouco mais de 91 metros).

O vídeo já tem mais de 3 milhões de visualizações no YouTube. No entanto o casal diz sentir-se frustrado porque começaram a surgir comentários de pessoas a acusarem-nos de se terem intrometido no espaço das baleias.

Ainda assim em vez de medo, Tom diz ao Telegraph, que agora se sente muito mais fascinado por este animal.