O momento foi captado na fronteira da Dinamarca com a Alemanha e está a comover o mundo através das redes sociais. O fotógrafo, Claus Fisker, que captou a imagem diz que nunca seria capaz de explicar como se sentiu quando viu o polícia a brincar com a menina.
© Claus Fisker/EPA
Numa entrevista ao “Buzzfeed”, Fisker explica que estava a fotografar os refugiados e que as fotografias acabaram por ir parar à Internet. O polícia tirou a aliança de casamento (dele ou de um colega, não consegue especificar) e começou a escondê-la para a menina descobrir em que mão estava.
“Os dois chamaram-me a atenção porque, no meio desta história triste, este momento lembrou-me de que não devemos dizer não às pessoas que estão a fugir da guerra”, sublinhou em entrevista. "Ainda brincaram durante um bom tempo…".
Fisker acredita que fotografias como estas podem ter um papel importante neste drama, encorajando a empatia para com os refugiados, em particular na Dinamarca, país que viu o governo cortar nos apoios a quem procura asilo.
"Não tenho dúvidas de que as minhas fotos podem provocar uma mudança. O governo dinamarquês está sob grande pressão – as po´liticas são muito duras para com os refugiados – mas estas fotos estão a ser usadas pelas pessoas na Dinamarca para obrigar a uma mudança de opinião", disse ainda Fisker.
O polícia decidiu não revelar a sua identidade porque acredita que, acima de tudo, a imagem “conta a história por si própria”.