Semana Europeia da Mobilidade. Vamos de bike para o trabalho?

Semana Europeia da Mobilidade. Vamos de bike para o trabalho?


Além de poupar a sua conta bancária, poupa também o meio ambiente das emissões de CO2. 


No âmbito da Semana Europeira da Mobilidade, que decorre de quarta-feira a terça-feira da próxima semana, a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) promove, no próximo sábado, um passeio a duas rodas pela cidade de Lisboa.

A iniciativa "Lisboa Cicável" pretende, assim, "continuar a reivindicar condições de segurança e conforto para todos os utilizadores de bicicleta nas cidades e uma redistribuição dos espaços público e rodoviário que aumentem as opções por outras formas de mobilidade (como é o caso da utilização da bicicleta) e a qualidade de vida urbana para todos", refere a federação em comunicado. 

A Federação aproveita ainda para enumerar os benefícios da utilização da bicicleta, como um complemento do uso de transportes públicos, e claro, o andar a pé. " Além de escolhas saudáveis em termos físicos e psíquicos para quem as praticar, reduz consideravelmente as emissões poluentes. Em cada ano um automóvel emite três vezes o seu próprio peso em poluentes enquanto uma bicicleta não polui. As pessoas têm de ser envolvidas na necessária mudança de comportamentos em relação à mobilidade e em particular em relação à utilização do automóvel privado para que as suas escolhas individuais não afectem negativamente a vida colectiva."

Para participar no "Lisboa Ciclável" é necessário fazer uma inscrição (gratuita) no site da organização, que informa ainda que os participantes terão viagem gratuita na travessia do Tejo nos comboios Fertagus, desde que acompanhados da bicicleta. 

A Câmara Municipal de Lisboa também se associa a esta e outras actividades que decorrem esta semana, para comemorar a Semana Europeia da Mobilidade, como conferências, passeios pedonais, conferências e actividades ao ar livre. O desafio é "combinar várias formas de se deslcar, mudar os hábitos e escolher transportes sustentáveis".