Giant recusa oferta de ajuda para Dumoulin segurar vermelha

Giant recusa oferta de ajuda para Dumoulin segurar vermelha


Director da LottoNL lembrou proximidade entre duas equipas holandesas mas Giant frisou que as regras da UCI o proíbem.


Tom Dumoulin está a quatro dias de vencer a Vuelta. O holandês de 24 anos está a ser a grande surpresa da competição mas pode esperar três etapas de sucessivos ataques dos rivais. Prevendo isso, o director da LottoNL-Jumbo mostrou disponibilidade para ajudar a Giant-Alpecin a segurar o pelotão. "Somos duas equipas holandesas com uma relação amigável, por isso queremos apoiar o Dumoulin", afirmou Merijn Zeeman. "Esperamos que um dos nossos compatriotas possa vencer a Vuelta mas nenhuma das equipas tem as melhores condições para controlar as etapas nas montanhas", lembrou.

A oferta de ajuda pode ser nobre e apelar ao patriotismo mas o director desportivo da Giant, Addy Engels, teve de declinar a proposta. "Isso é proibido pelas regras da UCI, por isso vamos fazer tudo o que estiver ao alcance das capacidades da nossa equipa para o ajudar e não pretendemos encontrar qualquer tipo de estratégia irregular", justificou.

Engels reconhece que a equipa não foi escolhida a pensar na possibilidade de ter de defender a liderança até Madrid. "Queríamos ganhar etapas com o Degenkolb e o Tom [Dumoulin]. Esta situação está acima das nossas expectativas", reconheceu.