Portugal é o segundo país da Europa onde as aulas começam mais tarde

Portugal é o segundo país da Europa onde as aulas começam mais tarde


Ano escolar arrancou ontem num terço dos países. No Norte a abertura ocorre em Agosto, no Sul é na última quinzena de Setembro.


Portugal é o segundo país da Europa onde as aulas começam mais tarde – entre 15 e 21 de Setembro. Só Malta é que tem o arranque oficial mais tardio – 28 de Setembro. A conclusão é da rede europeia de informação sobre educação, a Eurydice. Em muitos países, o ano lectivo começa no início de Setembro.

Apesar das diferenças, os países da Europa apresentam muitas semelhanças na organização no ano escolar, segundo o relatório da rede Eurydice, ontem publicado, com base nos calendários escolares para 2015-2016. 

É no Sul da Europa que o início do ano lectivo acontece mais tarde. Grécia, Itália e Espanha só começam as aulas em Setembro. Já no Norte, os alunos recomeçam a escola em Agosto. 

Em cerca de um terço dos países, o ano escolar começa oficialmente a 1 de Setembro. Nos cinco países nórdicos, bem como na Holanda, na Suíça e no Liechtenstein, começa normalmente entre o meio e o final de Agosto. No Sul da Europa, a abertura do ano lectivo acontece geralmente na segunda metade de Setembro.

À excepção das férias do Natal, os intervalos de pausa ao longo do ano variam entre os diferentes países, assim como a duração das férias de Verão, que podem ir de seis semanas na Alemanha, na Holanda, no Reino Unido e na Suíça, a 13 semanas na Lituânia, na Letónia, em Portugal e na Turquia. De acordo com os dados da rede europeia, as férias de Verão são normalmente mais curtas nos países onde os alunos têm pausas mais frequentes durante o ano lectivo.

As datas e os intervalos podem variar de país para país. Em alguns, como a Alemanha, Espanha, Itália, Áustria e Suíça, as autoridades regionais tomam decisões nesta matéria. Na Noruega e na Suécia, a responsabilidade está a cargo dos municípios, enquanto na Irlanda e no Reino Unido (Inglaterra e Gales) o calendário escolar é tradicionalmente decidido na escola. 

Contudo, esta liberdade para determinar os períodos de férias escolares pode ser limitada. O número de dias de ensino é geralmente fixado a nível central. Na República Checa, em França, na Holanda, na Polónia, na Eslováquia e na Eslovénia, as autoridades fixam diferentes datas para os períodos de férias, dependendo da área geográfica. A duração das férias de Verão varia ao longo da Europa, tendo por base um universo do 36 países analisados. Com Lusa