Telma Monteiro vai sair dos Mundiais de Judo no Cazaquistão sem medalhas. A judoca portuguesa terminou a campanha no sétimo lugar na categoria de -57 quilos depois de ser desqualificada pela equipa de arbitragem durante o combate com a atleta da Mongólia, Sumiya Dorjsuren. Os árbitros entenderam que Telma Monteiro tinha recorrido a uma técnica irregular.
A frustração pela decisão levou a que Telma Monteiro criticasse a decisão nas redes sociais, nomeadamente na sua conta no Facebook. "Tento ter cuidado com aquilo que penso enquanto escrevo. Mas a verdade é que escrevo, consciente do meu valor e de coração aberto. Sem filtros, porque desta vez também mereço. Perdi o combate que me dava acesso à luta pelo terceiro lugar de com uma expulsão muito injusta. Talvez por ser de um país 'pequeno', talvez por não ser atleta de um daqueles. Fiz uma competição de um nível muito elevado", começou por escrever.
Mais tarde, ainda não recomposta, Telma Monteiro voltou a recorrer à escrita e acrescentou algumas frases à primeira mensagem. "Sou de Portugal, com muito orgulho. E esperem que esta 'portuguesinha' vai voltar ainda mais forte! Na minha cabeça mando eu, e eu sigo mais forte do que nunca", afirmou.