Vuelta. José Gonçalves luta por etapa ganha por Valverde

Vuelta. José Gonçalves luta por etapa ganha por Valverde


Português da Caja Rural apareceu em bom plano mas terminou na quinta posição.


Era uma etapa sem grandes dificuldades mas com quatro quilómetros finais que afastavam os sprinters que não se dão bem com desníveis. Peter Sagan era naturalmente um dos favoritos mas não se podia deixar de parte os ciclistas mais explosivos que se dão bem na montanha.

Nicolas Roche, terceiro da geral, atacou à procura de roubar a liderança a Esteban Chaves mas não conseguiu manter a distância para o grupo da frente. Aí, sempre com Sagan à espreita, o triunfo da quarta etapa (209,6 quilómetros entre Estepona e Vejer de la Frontera) sorriu a Alejandro Valverde.

O espanhol da Movistar, terceiro do Tour-2015, foi mais rápido do que Peter Sagan, Daniel Moreno, Nicolas Roche e… José Gonçalves. O português da Caja Rural fez o possível para lutar pelo triunfo mas não conseguiu fazer melhor do que o quinto posto. Ainda assim, ficou à frente de Purito Rodríguez.

A maior parte dos favoritos chegou logo a seguir, com três segundos de atraso: Nairo Quintana, o camisola vermelha Esteban Chaves, Chris Froome, Fabio Aru, Samuel Sánchez e Daniel Martin, entre muitos outros.

Na classificação geral, Esteban Chaves mantém a liderança com cinco segundos de vantagem sobre Tom Dumoulin e 12'' sobre Nicolas Roche. Alejandro Valverde é agora quinto, a 25 segundos, enquanto Quintana-8, Froome-9 e Aru-10 completam o top-10.

O português mais bem colocado na geral é André Cardoso, 16.º a 1'12'' da liderança.