A Sonae e a Future University estabeleceram um acordo de colaboração com o objectivo de promoverem o empreendedorismo e a inovação em Portugal.
No âmbito do acordo, a Sonae assume o estatuto de parceiro estratégico, colaborando no desenvolvimento da primeira acção formativa em Portugal, que decorre até 30 de Agosto, em Braga.
Durante uma semana, os participantes no “Individual Program” da Future University vão ter a oportunidade de fortalecer os seus conhecimentos em áreas como Inteligência Artificial e Robótica, Biotecnologia, Energia, Medicina e Neurociência, Fabricação Digital, Sistemas de Computação e Espaço, bem como em Finanças, Design, Tendências da investigação futura, Legislação e Ética.
O programa inclui ainda uma análise aos principais problemas mundiais – como a pobreza, a fome, o ambiente, a água, a segurança, a saúde, a energia ou o espaço – e estimula os participantes a desenvolver soluções para esses desafios com ajuda das novas e emergentes tecnologias.
Entre os oradores, professores e especialistas do MIT, de Harvard e da Universidade de Washington, estão Ivo Slaus (Presidente da World Academy of Art and Science), Laurence R. Young (Aeronáutica, Astronáutica, Ciências da Saúde e Tecnologia, MIT) e Piotr Grodziński (Nanotecnologia para o cancro).
Nuno Lopes Gama, Head of Innovation and Future Tech da Sonae, defende que “ Sonae tem procurado catalisar o aproveitamento do potencial das tecnologias emergentes mais promissoras, designadamente por via do desenvolvimento ou apoio a iniciativas que visem o aparecimento de iniciativas de empreendedorismo de base tecnológica com redobrada probabilidade de êxito”
E diz que a parceria estratégica com a Future University insere-se nesta orientação, uma vez que “procura preparar e inspirar jovens promotores a colocarem o poder transformador das tecnologias ditas exponenciais ao serviço de actividades económicas e sociais capazes de melhorar a vida das pessoas a nível global”.
No âmbito desta mesma parceria, a Sonae vai continuar a desenvolver o programa através do apoio ao desenvolvimento de projectos resultantes da iniciativa que apresentem maior afinidade com as actividades da empresa, bem como da disponibilização de quadros de topo e colaboradores especialista como oradores e formadores no apoio aos empreendedores.