Alpiarça aumenta apoios a estudantes

Alpiarça aumenta apoios a estudantes


Valores de auxílio da acção social escolar são mais altos do que os definidos pela lei.


A Câmara Municipal de Alpiarça aprovou em Agosto um aumento do valor dos apoios económicos no ano lectivo 2015/2016 e passa a disponibilizar oferta de lanche aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.

Os valores atribuídos aos estudantes são acima dos definidos pela lei. Para os alunos do escalão A, a alimentação é gratuita e vão receber um apoio para livros e material escolar de 65 €. Este valor encontra-se 64% acima do que aparece em lei para os 1º e 2º anos do 1º ciclo e 42% acima para os 3º e 4º anos. Já para os estudantes que beneficiam do escalão B, a alimentação é comparticipada a 50% (73 cêntimos/refeição e 20 cêntimos/lanche) e o restante apoio, que consiste em 35 euros situa-se 77% acima para os 1º e 2º anos do 1º ciclo e 53% acima para os 3º e 4º anos.

De acordo com o jornal O Mirante, existem actualmente 140 alunos inscritos para receber auxílios económicos e a câmara municipal estima que este apoio de acção social escolar represente um custo de 36 mil euros. No último ano lectivo, a Câmara de Alpiarça apoiou 144 alunos, 80 do escalão A e 64 do escalão B. A proposta foi aprovada por maioria em reunião camarária com a abstenção do vereador Francisco Cunha (PSD/MPT) que afirmou "não ter elementos suficientes para poder avaliar se o município tem ou não condições para apoiar as crianças e alunos desfavorecidos.