Uma reunião europeia sobre a crise migratória vai ser organizada em meados de Outubro em Paris com os ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros, disse esta quinta-feira em Berlim o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve.
A reunião, que será seguida de uma outra em Berlim, tem como objectivo preparar a cimeira europeia em La Valleta, capital de Malta, em Novembro, sobre cooperação com os países africanos, explicou o ministro francês, após um encontro com o seu homólogo alemão, Thomas deMaizière.
O ministro alemão, por seu lado, afirmou ser “inaceitável que as instituições da União Europeia continuem a trabalhar com a actual lentidão”, porque, considerou, “tem sido feito muito pouco para implementar as decisões já tomadas”.
Naquela cimeira, os europeus vão tentar que os países africanos intensifiquem esforços para evitar que os migrantes tentem a travessia do Mediterrâneo e que realmente sejam aplicados os acordos com os países europeus para fazer regressar os seus cidadãos.
Thomas de Maizière salientou ser preciso que a Comissão Europeia avance com os acordos de readmissão com os países onde os migrantes possam regressar “sem medo de perseguição”.
O ministro francês apelou também para uma “harmonização” do direito de asilo na Europa e a “definição de uma lista de países de origem seguros” e um “aprofundamento da cooperação ao nível da polícia e serviços secretos”.
Lusa