Moda. May the fashion be with you

Moda. May the fashion be with you


A saga “Star Wars” sempre influenciou o mundo da moda, mas a proximidade da estreia do episódio VII traz a lojas, passerelles e capas de revistas C-3PO, Yoda, Luke Skywalker e amigos.


Não é novidade para ninguém que moda, música e cinema costumam andar de mãos dadas. Mas há casos em que esta relação se torna mais evidente. A proximidade do regresso da saga “Star Wars”, cujo episódio vii, “O Despertar da Força”, tem estreia mundial anunciada para 18 de Dezembro, tem ditado que o imaginário do filme que marcou uma geração surja cada vez mais associado a outras áreas artísticas. Como a moda.

No mesmo mês, C-3PO é capa de duas revistas – e nenhuma delas é de cinema ou sequer de geeks viciados no “Star Wars”. O droid de um dourado reluzente está sozinho na primeira página da ediçãoOutono/Inverno da revista de moda e tendências “Love” e ainda serve de companhia a Amy Schumer – em versão Princesa Leia sexy – na capa da edição norte-americana da revista masculina “GQ”. Aliás, o tom sensual e irreverente mantém--se no interior da revista, onde Terry Richardson chegou mesmo a fotografar a humorista em ménage à trois com C-3PO e R2D2 – numa sessão em que a temperatura subiu de tal forma que ia derretendo a Disney e a LucasFilms, que logo esclareceram não ter nada a ver com aquilo.

A riqueza do guarda-roupa, premiado, do “Star Wars” exerceu sempre um profundo fascíniosobre o mundo da moda cujo reflexo tem sido mais ou menos evidente. Neste campo, Nicolas Ghesquière, actual director criativo da Louis Vuitton, encabeça desde sempre a lista dos nerds do “Star Wars”. Não só já assumiu que a lareira do seu quarto é decorada com um enorme capacete branco stormtrooper como, enquanto foi o responsável criativo da Balenciaga, criou inúmeras peças que poderiam perfeitamente ter sido usadas no filme – e entre as quais se destacam as leggings Tatooine, ainda hoje uma espécie de objecto de culto tanto para fashion victims como para “Star Wars” victims.

Mais recentemente, foi a Rodarte que levou mais longe a paixão pela saga. A marca das irmãs Kate e Laura Mulleavy apresentou no último Inverno um conjunto de vestidos – com impressões do Yoda, de Luke Skywalker e C-3PO, entre outros – dignos de qualquer Leia dos nossos tempos. Já a Preen imprimiu a figura de DarthVader em inúmeras das suas peças, Rick Owens parece ter criado longos casacos para Obi-wan Kenobi e as túnicas da mais conservadora Céline eram ideais para o deserto de Mos Eisley.

Ainda mais recentemente foi a Adidas quem já anunciou uma edição limitada de ténis dourados e prateados inspirados no“Star Wars”.