Voos entre EUA e Cuba ainda este ano?

Voos entre EUA e Cuba ainda este ano?


Casa Branca está a ponderar aumento do comércio e de viagens para Havana.


O governo dos EUA está a avaliar as opções para aumentar o comércio, as viagens e os voos com Cuba, como parte do processo de normalização das relações bilaterais, disse esta terça-feira uma fonte da Casa Branca.

Segundo a agência noticiosa espanhola Efe, a fonte, que solicitou o anonimato, disse que a expansão dos contactos entre cidadãos dos dois países permitirá a regularização das ligações o transporte aéreo, algo que sempre foi um dos objectivos da aproximação entre as duas nações, mas que não há ainda datas para a sua concretização.

O diário "The Wall Street Journal" noticiou esta terça-feira que o governo dos EUA e de Cuba trabalham para conseguir um acordo que permita renovar os voos comerciais entre os países antes do final do ano.

Segundo fontes oficiais citadas por aquele diário, o acordo permitiria às companhias aéreas estabelecer voos regulares entre os Estados Unidos e Cuba, a partir de Dezembro.

Os EUA têm proibido os cidadãos norte-americanos de viajar para Cuba devido ao bloqueio imposto por Washington a Havana.

Apesar disso, e segundo o jornal norte-americano, a Casa Branca não descarta a hipótese do Presidente Barack Obama fazer uso dos seus poderes executivos para aliviar essas restrições e assim facilitar as visitas de familiares ou de negócios à ilha caribenha.

Lusa