O projecto Lado a Lado, criado em janeiro de 2009, numa parceria entre a Associação Académica de Coimbra e o Centro de Acolhimento João Paulo II, já envolveu, além dos 27 estudantes, 18 idosos, disse esta quarta-feira à agência Lusa Teresa Sousa, daquela instituição de solidariedade.
Os estudantes recebem alojamento na casa de idosos e convivem com eles, ajudando em pequenas tarefas e acompanhando-os em idas ao médico ou a resolver algum tipo de burocracias.
A iniciativa procura, por um lado, apoiar estudantes com dificuldades económicas e, por outro, combater a solidão a que ficam entregues alguns dos idosos de Coimbra.
Até ao momento, o projecto já recebeu 73 inscrições de estudantes, a maioria do sexo feminino (51), e 33 inscrições de idosos (31 do sexo feminino), informou Teresa Sousa.
Entre as inscrições e a participação no projecto, o Centro de Acolhimento faz "uma avaliação, de forma a que se tenha o perfil indicado e a predisposição necessária para o projeto" e, segundo a responsável, "nem sempre se consegue enquadrar as pessoas".
No entanto, o projecto "tem corrido bem" e o balanço "é muito positivo", sublinhou.
De acordo com Teresa Sousa, houve idosos que “já tiveram mais do que um estudante como companhia" durante os seis anos do projecto e há um estudante que está integrado no projecto desde 2010.
Para a técnica do Centro de Acolhimento, o maior problema é "a falta de inscrições de estudantes", havendo neste momento uma lista de espera de idosos disponíveis para receber estudantes.
Lusa