Novo sistema permite reduzir 70% da água usada num duche

Novo sistema permite reduzir 70% da água usada num duche


Numa casa de quatro pessoas nos Estados Unidos, a poupança seria de 400 dólares anuais.


Nem só de internet e computadores vive o Silicon Valley. Tim Cook, CEO da Apple, é um dos investidores de uma nova empresa que pretende reduzir em 70% a quantidade de água necessária para um duche. A startup norte-americana Nebia lançou uma tecnologia chamada H20Micro, que atomiza a água em milhões de gotas para criar 10 vezes a área de superfície de um duche normal.

Curiosamente, a dificuldade maior não está no uso da tecnologia mas na fase de testes. “Não é a mesma coisa que dizer às pessoas para experimentar uma aplicação no telemóvel”, ironiza o CEO Philip Winter, referindo que tiveram que pedir efectivamente a muita gente para tirar a roupa e experimentar o duche.

Além de querer criar um projecto sustentável, a empresa está ligada a um conceito mais luxuoso, fazendo do banho uma mistura entre sauna e duche.

O responsável pela empresa garante que numa casa de quatro pessoas nos Estados Unidos, a poupança seria de 400 dólares anuais. Para dar uma visão mais alargada, os responsáveis dão o exemplo do estado da Califórnia, onde a poupança seria de 3,9 milhões de dólares (3,5 milhões de euros).