Afeganistão. Camião-bomba faz oito mortos e mais de 100 de feridos

Afeganistão. Camião-bomba faz oito mortos e mais de 100 de feridos


Numa altura em que os talibãs preparam nova ofensiva. Apesar disso, o ataque ainda não foi reivindicado.


A potente explosão de um camião-bomba às primeiras horas de hoje, em Cabul, fez oito mortos e mais de uma centena de feridos, no mais recente atentado na capital afegã desde o anúncio da morte do líder talibã ‘mullah’ Omar.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque, que surge numa altura em que os talibãs preparam nova ofensiva, apesar das divergências sobre a transição de poderes no seio do movimento.

Entre as vítimas mortais da potente explosão, que ocorreu em Shah Shaheed, um bairro no leste de Cabul, figuram mulheres e crianças.

A força da explosão deixou uma enorme cratera na estrada, com uma profundidade de cerca de dez metros, reduzindo a frente de edifícios nas imediações a escombros.

“O número de mortos subiu para oito, mantendo-se em 128 o de feridos”, disse o porta-voz da polícia de Cabul Ebadullah Karimi à agência AFP.

Pelo menos seis pessoas morreram num outro ataque suicida dos talibãs, na quinta-feira, contra a polícia afegã, a sul de Cabul, naquele que foi o primeiro ataque dos rebeldes islâmicos no país desde o anúncio da morte do seu líder, na semana passada.

Segundo o governador da província de Logar, Halim Fedaye, um bombista suicida, ao volante de um camião, fez-se explodir diante do posto de polícia de Pul-e Alam, capital provincial, a cerca de uma centena de quilómetros a sul da capital.

Lusa