9.Descobrir a planície dourada
Dois dias para um passeio familiar junto ao Parque Natural do Vale do Guadiana
Dia 1
– Visita a Beja para conhecer a Praça da República e o Museu Regional D. Leonor.
– Almoço em Beja
Na mesa vai encontrar as tradicionais migas e açordas, mas também outros tesouros gastronómicos como Feijão Adubado com Ovo Escalfado sobre o pão, Cação de Coentrada com pão frito e no final Pudim de pão e Trouxas de Ovos de Beja.
– Visita a Castro Verde para fazer um passeio pedestre e observação de aves.
– Ficar nas Minas de São Domingos ou nas proximidades.
Às refeições destacamos a Açorda Alentejana, a Sopa de Cação, Sopa de Poejo, as Migas com Carne de Porco, os Pezinhos de Porco de Coentrada. Nas sobremesas são típicos o Pudim de pão, a Encharcada, a Sericaia e outros doces de ovos, amêndoa e chila.
Dia 2
– Visita ao museu das Minas de São Domingos e à praia fluvial.
– Visita a Mértola, autêntico museu da história da região. Na vila passear a pé ou de BTT no Parque Natural do Vale do Guadiana. Canoagem no rio é outra possibilidade.
– Almoço em Serpa
Para além das tradicionais "migas" e "açorda", temos as especialidades Borrego à Pastora, as Lavadas (sopa fria de tomate pisado), as Masmarras (papa quente de pão e alho), os Grãos com Alho e Louro, a Surra-Burra" (na época da matança do porco) e as Caldeiradas de peixe do rio. Nas sobremesas destaque para o melão, de sabor notável, dada a generosidade do solo e as condições do clima. E nos doces a tarte de requeijão.
Em Serpa visitar o Museu do Relógio e não deixar de provar o queijo o mais famoso dos queijos alentejanos: o Queijo de Serpa
– Em Moura visita ao Museu do Azeite e ao castelo.
– Terminar o dia na Barragem do Alqueva e fazer um passeio de barco.
– Ao jantar mantenha-se na tradição dos bons sabores alentejanos.
{relacionados} Artigo escrito ao abrigo da parceria entre a Aptece com o Jornal i.