Foram já reunidas cinco mil assinaturas para a petição lançada pela Câmara Municipal de Ourém a exigir melhores condições de saúde e acesso ao Hospital de Leiria. O documento será agora enviado ao ministro da saúde, Paulo Macedo.
De momento, os cidadãos do concelho são encaminhados para o Hospital de Abrantes, que se situa a 70 km de Ourém. A petição vem reclamar o acesso ao Hospital de Leiria, por ser mais próximo, a uma distância de 20km.
O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Fonseca, pede ainda que “se faça um conjunto de intervenções” já “prometidas por escrito e verbalmente”, que ainda não foram implementadas.
O documento exige que se volte a abrir o Centro de Saúde até às 24 horas, instalar viaturas medicadas nas zonas mais afastadas do concelho, e abrir no Hospital de Tomar uma unidade de emergência básica que respondesse à população oureense a qualquer hora.
A petição iniciou a recolha de assinaturas no dia 10 de Julho, data para a qual foi convocada pelo município uma manifestação de protesto.