Morre asfixiado dentro de mala quando tentava entrar em Espanha

Morre asfixiado dentro de mala quando tentava entrar em Espanha


Um marroquino de 27 anos morreu asfixiado dentro de uma mala colocada no porta-bagagens de uma viatura que seguia a bordo um ferry, quando tentava entrar ilegalmente em Espanha, anunciou esta segunda-feira a Guarda Civil.


O seu irmão, de 34 anos, embarcou legalmente com um veículo a bordo do ferry que liga Melilha (enclave espanhol em Marrocos) e Almeria (sul de Espanha).

"Aparentemente, ele tentou que o irmão entrasse clandestinamente em Espanha, escondendo-o a bordo do veículo", declarou um porta-voz da Guarda Civil.

Durante a viagem, descobriu que o seu irmão não estava a respirar e alertou a tripulação. Todos os esforços de reanimação por parte da tripulação do ferry e dos socorristas no Porto de Almeria não deram resultados, segundo a agência noticiosa AFP.

O irmão mais velho foi preso e acusado de homicídio involuntário.

No início de maio, um menino de oito anos foi encontrado escondido numa mala pela Guarda Civil, na fronteira entre Marrocos e Ceuta. O seu pai, residente em Espanha, tentou levá-lo clandestinamente para o país porque o seu salário não era suficiente para fazer um pedido de residência para a criança.

A imagem de raios-X do menino, escondido em posição fetal, suscitou a indignação em Espanha, onde ele finalmente obteve autorização de residência provisória e encontrou os seus pais.

Lusa