Recebe cerca de cinco mil turistas por dia, que a visitam pela sua beleza, cada vez mais destacada a nível internacional, mas a sua vocação primordial são os livros. A centenária Livraria Lello, no Porto, começa a partir de amanhã a cobrar três euros para quem visitar o espaço por um dia.
O valor, explica a livraria numa carta, é dedutível na compra de livros. Para os que a visitam regularmente é lançado o cartão de “Amigo Livraria Lello”, uma espécie de voucher, no valor de 10 euros, válida por um ano e extensível à família, num máximo de quatro pessoas.
“Para que tenha mais espaço para estar connosco e com os livros que são os nossos, a partir deste dia [23 de Julho], o acesso à 'Livraria Lello, Porto' será moderado através da aquisição de livros e da deslocação do acesso à Livraria Lello para a escultura “Shelter” da artista Gabriela Gomes, instalada em frente da livraria, que funcionará como Centro de Acolhimento da 'Livraria Lello, Porto', serviço que será complementado pela existência, à porta da livraria, de um guia que acolherá os nossos leitores”, explica a missiva.
Para marcar o arranque desta nova fase, o espaço vai estar aberto das 10h à meia-noite, com um programa cultural feito de momentos de música, dança, teatro e literatura.